segunda-feira, 14 de março de 2016

PARADA LILÁS EM NOSSA CIDADE

A 4ª edição da Parada Lilás trouxe uma movimentação diferente ao Centro da cidade na manhã deste sábado. Os mil balões distribuídos aos participantes não foram suficientes e muita gente acompanhou a caminhada sem eles. Com partida na Concha Acústica da Praça do Carmo, a atividade, que integra a programação do mês da Mulher na cidade, contou com a presença de representantes dos movimentos sociais, sindicatos e instituições de ensino, entre outros. À frente do grupo, a batucada da Fuzarca Feminina, grupo formado por jovens da Marcha Mundial das Mulheres, animou a festa com músicas e palavras de ordem pelo fim da do machismo, da violência contra as mulheres e pela igualdade de direitos. Neste ano o mote da campanha é, “Quem Ama Abraça Essa Causa”.
O prefeito Carlos Grana marcou presença no evento e comentou a importância das mulheres nas lutas pelas melhores condições de vida e em defesa da democracia. “Por isso, Santo André não permite violência contra as mulheres”, disse. Ao final da Parada, de volta à Concha Acústica da Praça do Carmo, a bateria da escola de samba Lírios de Ouro aguardava os participantes. A secretária de Política para Mulheres, Silmara Conchão, fez uma balanço positivo do evento. Para a secretária, o maior desafio é fazer as mulheres compreenderem seus direitos e tirar a Lei Maria da Penha, que em 2016 completa 10 anos, do papel. “Atividades como a Parada Lilás contribuem em muito para isso”, concluiu.
Para Vanda Nunes, uma das integrantes da batucada Fuzarca, a participação na Parada Lilás foi importante. “Temos poucas oportunidades como esta para ir às ruas no Grande ABC e falar dos direitos das mulheres”, disse. E a caminhada contou também com a participação de homens, que abraçaram a causa das mulheres. É o caso de Fabiano Seixas, que destacou a importância da questão feminina. “Temos de dar o maior apoio no combate à violência contra as mulheres”, afirmou.
A programação do mês da Mulher prossegue até o final de março com série de atividades como exposições, apresentações musicais e palestras, entre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário