segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

TRADIÇÃO DE OURO É A GRANDE CAMPEÃ DO CARNAVAL DE SANTO ANDRÉ


Beleza Pura é a primeira do Grupo B e sobe para a elite em 2017; Leões do Vale cai para o Grupo B
 
Santo André – 10 de fevereiro de 2016 – A escola de samba Tradição de Ouro é a grande campeã do grupo A do Carnaval 2016 em Santo André. A apuração dos resultados foi realizada na tarde desta quarta-feira no ginásio do Complexo Desportivo Pedro Dell´Antonia, que recebeu os representantes das escolas que fizeram bonito no fim de semana na Avenida Firestone. No grupo B a campeã é a Beleza Pura, que no próximo ano desfila com as escolas da elite do Carnaval andreense. Sétima e última colocada do Grupo A, a escola Leões de Ouro desce para o Grupo B.

As torcidas das escolas marcaram presença e fizeram uma bonita festa no ginásio. Antes do início da apuração, o presidente da Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André), João Turíbio, anunciou que a escola Império, do grupo B, perdeu oito pontos por não se apresentar na avenida com o número mínimo de componentes, 200. Ao final, no grupo A, a Tradição de Ouro fechou com 179,5 pontos dos 180 possíveis, e sagrou-se campeã, seguida pela Lírios de Ouro, com 178,75 e a Seci, que levou 176,75. A quarta colocação foi decidida após os critérios de desempate, maior número de pontos para a bateria, e ficou com a Pantera Negra, que teve 176. Com os mesmos 176 pontos, a Palmares ficou com a 5ª colocação, por ter menor nota no quesito bateria. A escola Leões de Ouro que ficou com a sétima e última colocação na série A, com 174,75, cai para o grupo B em 2017.
Quem recebeu o troféu de campeã do Grupo A foi a diretora de bateria da Tradição de Ouro, Roseli Aparecida Violin. “A gente não ganhava desde 2011. Hoje é só festa, alegria e muita emoção. Agora é só comemorar”.
No grupo B a primeira colocada, Beleza Pura, finalizou com 178,5 pontos, seguida pela São Jorge, com 177 e Centreville, com 174,5. Vila Alice, com 171,75, Asa Branca, 171,5 e Império, 168, fecharam a lista das escolas. Por vencer o Carnaval pelo Grupo B, a Escola Beleza Pura sobe para o Grupo A em 2017. Bastante emocionada após o resultado, a presidente da escola Sueli Santos lembrou que a escola não tem sequer um barracão para ensaiar. “A Beleza Pura está onde está por merecimento. Este resultado é um reconhecimento do nosso trabalho”, afirmou.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, o Carnaval de Santo André superou todas as expectativas em termos de organização e público. “A parceria com a Uesa têm dado certo, mas a grande novidade deste ano foram os quatro dias de folia na vila de Paranapiacaba, que, sem dúvida, soma o trabalho dos blocos durante o mês de janeiro. Ainda de acordo com o secretário, esta é uma marca da cidade democrática “Devemos tentar reproduzir carnavais fora de época e preparar o Carnaval 2017 com muito mais energia, que é o que a cidade espera e merece”, finalizou.
Para o presidente da Uesa, João Turíbio, o Carnaval 2016 foi perfeito. “A estrutura e a organização na avenida foram muito boas e tudo correu muito bem”, disse.
Confira a classificação completa abaixo.

Resultados oficiais do Carnaval 2016 em Santo André
1º - Tradição de Ouro: 179,5 pontos
2º - Lírios de Ouro: 178,75
3º - Seci: 176,75 pontos
4º - Pantera Negra: 176 pontos
5º - Palmares: 176 pontos
6º - Ocara Clube: 175,75 pontos
7º - Leões de Ouro: 174,75 pontos

Grupo B
1º - Beleza Pura: 178,5 pontos
2º - São Jorge: 177 pontos
3º - Centreville: 174,5 pontos
4º - Vila Alice: 171,75 pontos
5º - Asa Branca: 171,5 pontos
6º - Império: 168 pontos

Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo

A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, elaborado em 2010, com estimativa para 2015, Santo André possui 710.210 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.

Links:

Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br
Tuga Martins: mcpmartins@santoandre.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário